Blogia
Mi valiente camarada

João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro Para este verano tórrido, huyamos al fresco trópico. Recomiendo la visita a Bahía de la mano de João Ubaldo Ribeiro: chanclas en los pies y en la mochila Viva o povo brasileiro.

Vamos a ver qué dicen por la güeb.

É com Viva o Povo Brasileiro que João Ubaldo Ribeiro reforça sua obra como uma das mais significativas e atuantes, do ponto de vista estilístico e político, da Literatura Contemporânea Brasileira.

Romance épico que percorre quatro séculos da história do Brasil. A linguagem de João Ubaldo é sempre bem humorada, envolvente, surpreendente. O autor descreve com habilidade os sentimentos e motivações de personagens tão díspares quanto os holandeses exploradores do século XVI, índios canibais, escravos de engenho, poderosos oligarcas, religiosos, funcionários públicos e políticos, entre outros. São dezenas de personagens, numa história fascinante e bem contada, que anda junto e é coerente com a História do Brasil, inclusive suas incoerências e injustiças.


Trecho escolhido: AMLETO FERREIRA

(Amleto es un mulato predecesor de Mikel Jackson en el proceso de blanqueamiento. Criado de un rico portugués, trama su muerte, se apropia de sus riquezas y elabora el futuro de su familia y descendientes con un árbol genealógico lleno de encajes, apellidos ingleses y alburas).

Texto en http://www.feranet21.com.br/livros/resumos_ordem/viva_o_povo_brasileiro.htm

Biografía y obras:
http://www.releituras.com/joaoubaldo_bio.asp

0 comentarios